Como reconhecer uma FISPQ no formato CLP ?
Para saber se uma FISPQ está no formato CLP, é necessário verificar na seção 2 a presença da menção “classificação de acordo com o regulamento 1272/2008”
Exemplo de FISPQ :
FISPQs estendidas e cenários de exposição
De acordo com o regulamento REACH, somos obrigados a informá-lo quando recebermos novas informações sobre as medidas de gestão dos riscos para os produtos que fornecemos a você.
Para todas as substâncias classificadas como perigosas e produzidas na UE/ou importadas para a UE em quantidades superiores a 10 t/ano, o registro REACH inclui a produção de cenários de exposição para todos os modos de utilização da substância. Esses cenários de exposição devem ser comunicados pelo produtor ou o importador na cadeia de suprimento até os utilizadores finais. Como você provavelmente deve saber, um cenário de exposição é “o conjunto das condições, inclusive as condições operacionais e as medidas de gestão dos riscos que descrevem como a substância é fabricada ou utilizada durante o seu ciclo de vida e como o fabricante ou o importador recomenda quanto ao controle à exposição dos humanos e do meio ambiente.” (Vide artigo 3 do regulamento REACH)
A EBA (Associação europeia de boratos) publicou os cenários de exposição em conformidade com o REACH do ácido bórico e do bórax. Se os produtos que fornecemos contiverem bórax e/ou ácido bórico, conforme mencionado na seção 3 de nossas FISPQs, sugerimos que consulte os cenários de exposição para os produtos contendo boratos .
Também o convidamos a ler o artigo 37 do regulamento REACH e o guia da ECHA para obter mais informações sobre a conformidade com um cenário de exposição para todo àquele que tiver contato com o produto.
Obrigação de fornecer uma FISPQ
De acordo com a regulamentação, o fornecedor de um produto químico tem a obrigação de fornecer uma FISPQ atualizada ao usuário, se o produto for classificado como perigoso ou contiver substâncias químicas declaráveis.
Além dos alertas de atualizações da FISPQs, envios das mesmas por e-mail, a CONDAT coloca à disposição de seus clientes no seu site todas as FISPQs de seus lubrificantes e produtos especiais. Esses documentos são acessíveis com o seu número de cliente.
Se você é um cliente CONDAT, consulte nossas FISPQs.