Lubrificantes para fios de soldagem

Fios de soldagem
Lubrificantes para a trefilação dos fios CO2, soldagem por arco submerso, soldagem MIG ou eletrodos de solda.

Descrição

Para cada tecnologia de fios para solda, diferentes etapas de conformação são indispensáveis e elas passam por, pelo menos, uma operação de trefilação.

Os fios CO2 ou de soldagem por arco submerso são formados de fios de material trefilado:

  • de aço, eles são trefilados com sabão de trefila, depois de terem sido decapados (eliminação dos óxidos do fio máquina) de forma mecânica ou química. Em seguida, eles são geralmente cobreados, diretamente ou após uma trefilação submersa, antes de serem acondicionados.
  • de alumínio, eles são geralmente trefilados com óleo

Os eletrodos de solda são produzidos a partir de fios trefilados, endireitados e cortados e, em seguida, revestidos com fluxo de solda.

Os arames de solda MIG são produzidos a partir de chapas laminadas, enchidas de fluxo de solda e, em seguida, trefilados com lubrificantes sólidos, e em certos casos, com lubrificantes líquidos.

Características

O mercado de fio CO2 ou de soldagem por arco submerso de aço é altamente competitivo. Os processos de lubrificação implementados devem propiciar um nível de produtividade cada vez mais elevado (velocidade de trefilação, qualidade de superfície). Um fio de solda de qualidade é caracterizado por suas propriedades de deslizamento e de condutividade, obtidas através do uso de lubrificantes de trefilação, muitas vezes no último passe.

Os eletrodos de solda são trefilados de forma muito econômica. A superfície do fio deve ser limpa antes da etapa de endireitamento, corte e revestimento de fluxo de solda.

Tais como os fios CO2, de soldagem por arco submerso, os arames com fluxo de solda no núcleo devem ter excelentes propriedades de superfície: deslizamento, condutividade e ausência de contaminante para a solda. Esses fios podem passar por um tratamento térmico de recristalização, “baking”.

Aplicações

Os fios CO2 ou de soldagem por arco submerso podem combinar uma primeira operação de trefilação a seco, seguida por uma operação de trefilação submersa.

Neste caso, é importante verificar a combinação dessas duas tecnologias no objetivo de assegurar uma grande durabilidade do lubrificante solúvel, a limpeza do fio antes da cobreagem. De fato, os sabões de trefila levados no lubrificante pelo fio não são obrigatoriamente compatíveis.

Para a trefilação dos eletrodos de solda, recomendamos a utilização de escovas em espiral CONDABRUSH© depois da dobra para remover ao máximo a carepa residual, para uma maior vida útil das fieiras.

Os arames de solda MIG são geralmente conformados com um conjunto de roldanas. A chapa pode ser pré-lubrificada. Certos fios são laminados com lubrificantes líquidos (Gama VICAFIL SL ou TFH) e, em seguida, trefilados na etapa do último passe com sabões de trefila que deixam um residual mínimo.

Os arames de solda MIG passam por um recozimento (“baking”), são muitas vezes trefilados com sabões de trefilação finos que contêm grafite, o que melhora as propriedades de deslizamento e de condutividade.

Uma indicação completa para esses produtos, adaptados aos equipamentos e processos utilizados, lhe será feita por nossa equipe técnica através de uma simples solicitação.

Gamas de produtos